Detalhes: Curso Métodos de manutenção de linhagens microbianas

Professora: Miriam de Faria Lemos
 
Informações Gerais:
 
Apresentação:
A confiabilidade nos resultados microbiológicos requer o uso de linhagens padronizadas, sejam elas certificadas ou não.

Algumas recomendações mais recentes, como o uso de cepas isoladas "in house" para estudos de eficácia de desinfetantes ou testes de desafio de conservantes ampliam a necessidade de um conhecimento mais aprofundado de métodos de manutenção das linhagens em laboratórios.

Objetivos:
Apresentar técnicas e procedimentos para a manutenção de linhagens microbianas em laboratórios, a curto, médio e longo prazo.

Mostrar vantagens e desvantagens de cada uma delas, bem como fornecer subsídios teóricos para avaliação da relação custo benefício da implementação de procedimentos de acordo com as necessidades de cada laboratório.

Público alvo:
Destinado a analistas que atuam ou que tenham interesse em laboratórios de controle de qualidade microbiológico, laboratórios de pesquisa ou de aplicação técnica na área de microbiologia e que tenham necessidade e ou interesse em manutenção de linhagens microbianas no laboratório.

Biólogos, bioquímicos, farmacêuticos, biomédicos ou químicos; técnicos em microbiologia, química.

Programa:
  1. 1. Por que precisamos de métodos validados para manutenção das linhagens?
  2. 2. Fatores que influenciam a viabilidade e estabilidade genética.
  3. 3. Métodos de manutenção a curto prazo (repiques contínuos))
  4. 4. Métodos de manutenção a médio prazo (preservação em óleo mineral, preservação em água, congelamento a -20°, secagem em sílica, solo e papel de filtro)
  5. 5. Métodos de manutenção a logo prazo (criopreservação e liofilização)
  6. 6. Princípios dos métodos, vantagens e desvantagens, procedimentos.
 

Datas de realização: 13 e 14 de novembro

Horários das aulas online:
13/11/2020 - das 19:00 às 21:00
14/11/2020 - das 09:00 às 11:00 e das 14:00 às 16:00

Carga horária: 6 horas

Valor: RS 450,00


Considerações:

Faça sua Especialização na Sociedade Brasileira de Microbiologia.
Esse curso poderá fazer parte da grade do Curso Modular de Especialização em Microbiologia. Veja como: https://sbmicrobiologia.org.br/cursos-modulares

A Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM) frente à pandemia COVID-19 e preocupada em manter suas finalidades que é promover e incentivar a geração, educação e disseminação de conhecimentos em Microbiologia se associou à MM Learning para oferecer cursos online de qualidade.

A SBM reserva o direito de não formar turma caso o número de inscritos aceitos não atinja o número mínimo de 20 (vinte) alunos por módulo.